top of page
Buscar
Foto do escritorMarcia Teixeira

Fui demitido e meus amigos sumiram

Atualizado: 22 de out. de 2018


Nesses tempos de crise, em que muitos profissionais experientes se deparam com sua primeira demissão, uma situação bem comum é o sumiço dos amigos após sua saída da empresa.

Publicado também no LinkedIn
Foto retirada do site Ponto RH

Quando se é demitido, principalmente após muitos anos numa mesma empresa, parece que um buraco abre sob seus pés. Por mais que você saiba que a empresa onde trabalha está fazendo cortes no quadro de pessoal e que o seu chefe está te evitando nos últimos dias, o momento em que você descobre que não terá mais para onde ir quando acordar é sempre difícil.


Como dói entregar o crachá que praticamente já fazia parte de você! Ainda bem que, nessa hora, tem sempre aqueles amigos e colegas de trabalho que oferecem apoio com palavras de consolo e promessas de ajuda na recolocação.


Os dias passam, o susto também, mas o medo de não conseguir um emprego rapidamente só aumenta, afinal, todo mundo só fala em recessão e desemprego.


Você, então, resolve enviar seu currículo para os amigos que achava que seriam a sua “tábua de salvação”. É aí que vem a decepção: aqueles que prometeram ajudá-lo, não atendem suas ligações ou ignoram seus e-mails.... Nem mesmo uma mensagem deles no final de ano você recebeu! E você fica se perguntando: “O que eu fiz de errado?”

Mas pense bem: como será que está a rotina dos seus ex-colegas de trabalho agora? Provavelmente sendo cobrados por resultados cada vez maiores, numa equipe reduzida e ainda com medo de serem demitidos também, não é mesmo?


E quanto a você, será que, na correria do dia a dia, nunca esqueceu na gaveta ou na caixa de e-mails o currículo de um amigo, sem que isso significasse que não se importava com ele?


Então, em vez de levar para o lado pessoal e se preocupar com o que não está sendo possível no momento, que tal deixar de lado os pensamentos improdutivos e buscar outras alternativas?


Provavelmente, haverá um momento mais oportuno ou outra forma de você refazer esses contatos. Além disso, tenho certeza que pessoas as quais você não tinha a menor expectativa que fossem apoiá-lo, já pediram seu currículo, encaminharam oportunidades de emprego para o seu e-mail e ainda ligam para saber como você está.


Como é bom poder contar com esses “amigos anjos” que nos estendem a mão nesses momentos difíceis! E você, já teve algum amigo assim na sua trajetória?


28 visualizações2 comentários

2 commentaires


CarlSou Estudio
CarlSou Estudio
27 déc. 2019

Na hora da adversidade é que se verifica valor das pessoas!

J'aime

cadugalindo
22 oct. 2018

Gostei do artigo. No final, acho que temos que valorizar quem nos valoriza, porque o resto só nós procura quando precisa.

J'aime
bottom of page